Não é novidade que os leilões promovidos pela Agência Nacional de Mineração possuem milhares de empresas interessadas.
Mas você sabe como entrar nessa disputa?
Se não, aqui está um guia completo de como participar e sair vencedor dessa disputa.
O primeiro passo para participar dessa disputa é, sem dúvidas, fazer a filtragem de áreas de interesse.
Nesse momento é sempre recomendável o auxílio de um profissional de geologia e de uma assessoria jurídica.
Estes profissionais lhe darão informações essenciais para que determinar se as suas áreas de interesse realmente valem a pena.
Enquanto o profissional de geologia irá avalir a bibliografia, os mapas, os dados das amostras da ex-proprietária da área e ir in loco na área (se necessário).
O advogado irá fazer uma avaliação do processo minerário e ambiental, trazendo todo o histórico do que aconteceu com aquele título minerário, inclusive os motivos que levaram a mesma ir para hasta pública ser leiloada.
Estes dois profissionais, em conjunto, conseguem criar uma base de preço que você deverá ofertar nas áreas de interesse no leilão.
Pois bem, sem mais delongas, após essa análise preliminar, vamos para ao que interessa: como participar do leilão.
A participação do leilão é feita através do sistema SOPLE da ANM, sendo necessário que a empresa ou pessoa física realize seu cadastro.
Basicamente, a disputa é divida em duas fases: 1) a Oferta Pública; e 2) a Etapa de Lances.
Na oferta púlica, o interessado colocará dentro do envelope (chamado de ‘manifestação de interesse’) e enviará dentro do prazo via sistema SOPLE.
Sendo importante ressaltar que, no caso do interessado ser o único a ter colocado aquela área em sua manifesração de interesse, este automaticamente conquista a área (sem a necessidade de apresentar lance).
Contudo, é indispensável avisar que nos últimos leilões houveram dezenas de lances para uma única área.
Após a etapa de oferta pública, o certame segue para etapa de lances e neste momento é crucial para a aquisição da área.
Infelizmente, não é possível fazer o acompanhamento dos lances dos concorrentes no SOPLE, o lance feito para área é o que valerá para disputa, como um ‘arremesso no escuro”.
Mas com uma boa assessoria é possível antecipar a faixa de valores que os lances terão e conquistar seu tão estimado título minerário.
Para mais informações, entre em contato: